A equipe do fã-site HabbPlus percorre pelo Habbo Hotel há mais de um ano para descobrir as diferentes comunidades que o habitam. Entre atores franceses e estrangeiros, gestores de programas oficiais, embaixadores, facilitadores ou mesmo fabricantes, estes últimos aceitaram responder a mais de quinhentas perguntas através de cerca de vinte entrevistas.
Com isso, o gerente global Alyx concordou em jogar junto, respondendo a eles por sua vez algumas perguntas. Uma grande oportunidade para discutir em detalhes certos assuntos do Habbo.
A Raduckets pediu autorização para compartilhar aos usuários do Habbo Hotel BR/PT a entrevista exclusiva com o gerente global e agradece a toda equipe editorial pelo artigo em colaboração com o fã-site brasileiro iBobba com o projeto. Confira na integra a entrevista exclusiva abaixo:
HabbPlus : Quando você ingressou na Sulake e o que o motivou a se candidatar? Como você ficou sabendo do jogo e da empresa?
Entrei na Sulake em 2015. Estava à procura de emprego numa nova área e quando vi a oferta senti que era uma oportunidade interessante por isso decidi candidatar-me e o que acontece.
HabbPlus : Os jogadores conhecem você como Alyx. Você sempre morou em Madri, de onde você é e o que fazia antes de ingressar na Sulake?
Sou da Espanha mas morei 4 anos nos Estados Unidos onde estudei parte do ensino médio. Antes de ingressar na Sulake, eu estava fazendo um curso.
HabbPlus : Você é atualmente o Global Community Manager no Habbo. Do que se trata esse papel? você pode nos falar mais sobre isso?
Minha função envolve coisas diferentes, mas um resumo rápido vai desde cuidar de projetar e executar as atividades e campanhas de engajamento em coordenação com o restante das equipes.Também participo do planejamento de vendas compartilhando o feedback que ganho ao interagir com os usuários.
HabbPlus : Você também é responsável pelo Sandbox. Concretamente, o que é? Quantas contas estão ativas atualmente e o que todos esses usuários, equipes e jogadores estão fazendo neste hotel?
Sandbox é um ambiente de testes à parte dos outros hotéis. Nele consigo estar em contato próximo com construtores que nos ajudam a criar os jogos que lançamos em todos os hotéis. Os testadores beta também têm acesso ao Sandbox desde o lançamento do Unity e eles nos ajudam a testar novos recursos, além de nos dar feedback sobre as novas coisas em que estamos trabalhando relacionadas ao novo cliente e, claro, eles são uma grande ajuda quando trata de relatar bugs que encontram no jogo. Entre construtores e testadores beta de todos os 9 hotéis, atualmente temos cerca de 100 usuários no Sandbox.
HabbPlus : Exceções incluídas, quais são os requisitos para ter uma conta no Sandbox em 2022? E, pelo contrário, em que circunstâncias um usuário pode ser removido dele?
Os construtores são escolhidos pela equipa local de cada hotel durante a sua seleção BAW, a partir desse ponto a nova equipa BAW tem as suas contas criadas no Sandbox. Normalmente banimos contas que estão inativas há algum tempo ou que não estão participando ativamente de nenhum evento de atividades locais ou globais. Antes do lançamento do novo cliente, pedimos às equipes que selecionassem um grupo de usuários que se juntariam ao Sandbox para nos ajudar a testar o novo cliente e seus novos recursos. A ideia era ter um grupo diversificado de Habbos experientes com perfis diferentes dos quais pudéssemos coletar feedback.
HabbPlus : Além dos Beta Testers, a maioria dos jogadores no Sandbox são construtores atuais ou antigos dos programas oficiais "Builders" ou "Master at Work". No entanto, os hotéis são ricos em talentos relativamente discretos, que nunca tiveram a oportunidade de se juntar a uma dessas equipes. Já pensou em lançar uma espécie de “recrutamento internacional” para diversificar a comunidade presente neste hotel?
Devo dizer que o Sandbox já é um ambiente muito diversificado com construtores muito talentosos que são ótimos em construir salas e fazer jogos com fios. A ideia de ter um “recrutamento internacional” pode ser um pouco difícil de administrar, já que sou o único funcionário lá. É por isso que cada equipe local pode escolher uma equipe de sua comunidade que mais tarde se juntará ao Sandbox.
HabbPlus : Você está ativo em outros hotéis? Se sim, quais? O que você faz principalmente lá quando você faz login?
Tenho contas em todos os hotéis, mas passei a maior parte do tempo no Sandbox. Eu visito outros hotéis quando há algo que precisa ser consertado ou para ajudar outros funcionários quando eles precisam de mim.
HabbPlus : Como é o desenvolvimento de uma campanha oficial? Como o tema é selecionado? Você pode lançar alguma luz sobre toda a sua organização interna?
A equipa pode partilhar as suas ideias com a equipa de design, depois disso a equipa de design realiza uma reunião onde analisa as ideias e escolhe um tema principal que depois é aprovado pela nossa equipa de vendas. Após a aprovação do tema, os designers começam a trabalhar nos novos móveis para a campanha, os funcionários também são bem-vindos para compartilhar suas ideias durante esta parte do processo.
HabbPlus : Algumas construtoras internacionais criam salas para esses mesmos eventos como pacotes, apartamentos promocionais ou até jogos. Como eles são escolhidos entre os jogadores na Sandbox?
A equipa de vendas pede uma série de bundles que vamos precisar para as novas campanhas e a partir daí costumo perguntar a um dos construtores da Sandbox se gostariam de fazer um bundle. Geralmente escolhemos construtores com base em suas habilidades de construção, pessoas que são muito detalhistas e que também têm tempo para criar o pacote porque pode levar algum tempo para que o pacote fique pronto e aprovado.
HabbPlus : Além disso, quais são os critérios para que um pacote do construtor seja validado e, portanto, vendido em todos os hotéis oficiais do Habbo? Como é determinado seu preço e nome e o que pode e o que não pode conter?
Existem algumas restrições aplicadas ao fazer pacotes, por exemplo, há certos mobis que não podem ser usados nos pacotes gerados pelo usuário, coisas como raros, itens exclusivos de pacotes anteriores, blocos BC, mobis não negociáveis, etc. O processo geralmente passa por mim atribuindo o pacote a um construtor e explicando qual deve ser o tema e o que estamos procurando no pacote. Também informamos a quantidade de créditos que eles podem usar para fazer o pacote e, a partir desse ponto, eles começam a construir a sala. Quando eles terminam, eu vejo a lista de móveis que eles usaram e dou qualquer feedback sobre algumas mudanças que talvez precisem ser feitas. Quando tudo estiver bem e não houver mais alterações a serem feitas, eu o envio para a equipe do pacote, que nos dá sua aprovação final e podemos então criar o pacote no sistema para que ele esteja pronto para ser lançado.
HabbPlus : Na sua opinião, não seria relevante dar a todos os jogadores do mundo a oportunidade de criar um dos próximos pacotes de uma campanha oficial, em particular talvez por meio de uma competição internacional? Essa ideia já foi considerada pela equipe do jogo? Isso é algo que seria possível
Pode ser uma ideia interessante, mas como mencionei antes há uma série de restrições na hora de fazer bundles. Quando os construtores nos ajudam a fazê-los, pode levar algumas tentativas para preparar o pacote, porque sempre há algumas alterações que precisam ser feitas.
HabbPlus : As construções no Sandbox geralmente são feitas de forma voluntária e são baseadas em serviço voluntário. O que você diria para aqueles que pensam que a empresa usa seus clientes para "fazer o trabalho de graça"?
Temos muito orgulho do Habbo ser um tipo de jogo UGC. Acreditamos que é importante capacitar nossos usuários, dando-lhes a oportunidade de compartilhar com a comunidade o que eles são apaixonados. Um servidor como Sandbox nos permite dar a eles um ambiente onde eles têm todas as ferramentas disponíveis para desenvolver e criar qualquer tipo de jogo que possam imaginar. Builders e fansites são criadores incríveis que merecem o reconhecimento e tentamos ser justos e colaborar com eles o máximo que podemos. Como você mencionou na pergunta, a colaboração é sempre voluntária, então cabe sempre a eles escolherem se querem participar ou não. É importante que eles gostem do processo de criar algo e ver uma ideia ganhar vida e compartilhar isso com o resto da comunidade.
HabbPlus : Uma das principais características do Sandbox é, sem dúvida, reunir diferentes nacionalidades de forma ativa. Você mesmo interage regularmente com franceses, britânicos, espanhóis, italianos e até sul-americanos. Na realidade, este hotel não seria o precursor de uma possível fusão dos demais hotéis? Com sua experiência, retrospectiva e sem levar em conta os vários problemas técnicos que isso geraria, seria uma boa ideia na sua opinião se o Habbo se tornasse um único hotel?
Acho que seria uma mudança ENORME para a comunidade e não é algo que estamos a pensar fazer. Poderia ter seus benefícios, mas acho que as pessoas são muito apegadas à comunidade de onde são e cada hotel tem sua própria maneira de trabalhar a que estão acostumados, então fazer uma mudança como essa teria um grande impacto sobre eles. Uma coisa boa de ter hotéis diferentes é que os Habbos sempre podem se juntar a outros hotéis se quiserem conhecer outras pessoas de outro lugar ou conversar com eles em um idioma diferente.
HabbPlus : Quem decide os preços de raros e LTD no Habbo? Em que se baseiam e por que aumentaram nos últimos meses?
Temos uma equipa de vendas que se encarrega de definir o plano de vendas para cada campanha. Os preços dos LTDs têm variado muito ao longo dos anos e não necessariamente tiveram seus preços aumentados em relação aos outros LTDs de anos anteriores.
HabbPlus : Um LTD que não é vendido em um dos hotéis do jogo é um fracasso comercial para você?
Não consideramos um fracasso, obviamente as pessoas têm gostos diferentes e pode haver alturas em que nem todos gostam do mesmo design. A forma como as pessoas reagem a um LTD pode mudar muito de um local para outro, sem falar de um país para outro. Obviamente, nosso objetivo é sempre vender o maior número possível de LTDs, mas há muitas circunstâncias que levamos em consideração em relação a LTDs.
HabbPlus : Há alguns anos, o Habbo oferecia chats VIP convidando celebridades nacionais ou internacionais para os hotéis. Com a volta das campanhas promocionais, seria possível voltar a organizar esses encontros? Particularmente no contexto do lançamento de novos filmes, séries ou álbuns, por exemplo.
Sabemos que os Habbos gostam desse tipo de reuniões e está no nosso “radar” de coisas que gostaríamos de trazer de volta em algum momento.
HabbPlus : O Habbo já tentou desenvolver novos recursos que nunca viram a luz do dia por motivos técnicos, de compatibilidade ou viabilidade? Você pode nos dar alguns exemplos?
Tenho pensado neste e não consigo pensar numa funcionalidade específica que nunca tenha sido lançada de questões técnicas.
HabbPlus : A idade média dos jogadores aumentou gradualmente nos últimos anos. Nesse sentido, o Habbo não é realmente o jogo de adolescente que era quando começou, e algumas regras são, de fato, infantilizantes para alguns. Para efeito de comparação, o Hotel Hideaway (outro produto Sulake) destina-se a maiores de 17 anos. Foi considerada a possibilidade de revisar a idade mínima do Habbo e autorizar certos elementos anteriormente proibidos
Do lado legal das coisas não é tão fácil como mudar o limite de idade. Estamos cientes de que uma grande parte de nossa comunidade são usuários mais velhos que cresceram conosco e queremos nos adaptar a eles também, mas essa mudança exigiria que muitas coisas fossem consideradas. Também é importante ter em mente que os países têm leis diferentes sobre o assunto que deveríamos levar em consideração antes de fazer qualquer mudança drástica.
HabbPlus : Habbo desistiu de sua luta contra retroservers?
Não desistimos da luta contra os retros infelizmente não é algo tão fácil como alguns pensam, mas é algo que os nossos advogados estão sempre a ajudar e não temos planos para travar esta luta.
HabbPlus : Em 2022, tudo leva os jogadores a usar o Twitter além do jogo, compartilhando suas contas. Sorteios são organizados, a equipe responde a perguntas, retransmitindo as criações dos jogadores com seu nome de usuário, interagindo com tweets deste último e alguns membros da equipe até criaram suas próprias contas profissionais para facilitar as trocas. De sua parte, você mesmo os encoraja (nos artigos postados no Habbo) a reagir aos novos recursos do jogo mencionando as contas da comunidade na rede social. No entanto, quando há problemas de assédio cibernético, as vítimas são formalmente informadas de que não devem divulgar suas contas e que a Sulake, embora esteja arrependida, não é responsável. Não é uma resposta muito fácil? Por que continuar solicitando a comunidade no Twitter se a equipe diz que não é responsável? Não t é hora de abrir um precedente sancionando firmemente os perpetradores de certos fatos? Os jogadores estão de alguma forma promovendo o jogo na rede social, mas não estão protegidos. Por que continuar usando o Twitter nesses casos?
O Twitter é um ótimo canal para não apenas estarmos em contato com a comunidade, mas para compartilhar com eles as coisas em que estamos trabalhando e ouvir seus comentários sobre eles. Quando você pergunta por que não agimos, não é porque não queremos, mas para qualquer ação que tomamos, precisamos manter registros sobre o que aconteceu. Sempre podemos revisar os logs que temos disponíveis em nosso sistema, mas nem sempre podemos compará-los com os logs do Twitter para provar que a conta do Habbo que está sendo denunciada e a conta do Twitter pertencem de fato à mesma pessoa. Essa interação é sempre voluntária e não queremos que ninguém sinta que precisa criar uma conta no Twitter se não se sentir à vontade para fazê-lo. Estamos cientes de que o mundo online pode ser um lugar muito tóxico e é por isso que sempre incentivamos os Habbos a estarem cientes das ferramentas que estão disponíveis para se manterem seguros. Nesse caso específico, o Twitter possui ferramentas para bloquear, denunciar e silenciar outras contas.
HabbPlus : A abertura de uma loja oficial de produtos Habbo um dia pode ser considerada? Esse é um assunto que já foi discutido dentro da empresa?
Uma loja oficial do Habbo seria um grande projeto a realizar e é algo que ainda não consideramos mas temos andado a brincar com a ideia de criar algum merchandising. É algo que ainda estamos discutindo, e não é nada definido ainda, mas é definitivamente algo que gostaríamos de poder ter em algum momento.
HabbPlus : Quais são as prioridades da equipe de jogo hoje?
Nossas prioridades ainda estão focadas na correção de bugs, trazer os novos recursos que temos no roadmap para o jogo, bem como ter o novo cliente em uma forma melhor para que as pessoas se sintam mais à vontade para mudar para o novo cliente por conta própria.
HabbPlus : Em março de 2021, você disse aos nossos colegas da LeafHabbo que "estamos trabalhando duro para tentar recuperar um pouco da confiança deles" falando sobre a comunidade. Um ano depois, você acha que o desafio acabou e o Habbo ganhou de volta ou é algo que continua?
Esse é um desafio que vamos trabalhar sempre. Eu sinto que tentamos ser mais abertos com a comunidade e definitivamente aprendemos que quando não nos comunicamos tanto quanto deveríamos, deixamos espaço para incertezas e essa é a última coisa que queremos que os Habbos sintam sobre o jogo.
HabbPlus : Os presentes e outros gestos se multiplicam no jogo. De fato, a Tempestade de Neve retornou em março, mais Calendários para os Presentes estão disponíveis e o Habbo recentemente ofereceu Lâmpadas "Brown Dragon" e "Coroas" aos jogadores. Em setembro, a equipe até lançou um dos LTDs mais esperados dos últimos anos: o Rainbow Dragon. Por que não ter feito tanto nos anos anteriores? Para alguns, é uma forma de esvaziar a água de um barco que já está afundando. O que você poderia dizer sobre isso?
Já tivemos calendários de presentes no passado e tivemos outros presentes que demos como as coroas. Sobre o LTD, era algo em nossa lista de coisas que queríamos lançar em algum momento, decidimos avançar porque sabíamos que era algo que a comunidade vinha pedindo há algum tempo e também era uma maneira de fazê-lo a todos pelos meses difíceis que tivemos.
HabbPlus : Os jogadores têm cada vez mais oportunidades de ganhar alguns dias de assinatura gratuita de HC ou BC, em particular através dos vários calendários, competições oficiais, atividades em sites de fãs ou através dos diferentes jogos no Habbo. Nesse sentido, não seria prudente reduzir os preços de HC/BC disponíveis diretamente no catálogo
Não é exactamente a minha decisão de tomar mas tenho a certeza que a nossa equipa de vendas levou em consideração a quantidade de adesões que damos mas por enquanto não decidimos fazer qualquer alteração nos preços HC/BC.
HabbPlus : HabbPlus é oficial desde 05 de outubro de 2021, mas ainda não tivemos nosso coquetel de boas vindas. Quando você espera convidar nossa equipe para uma festa no escritório de Madrid
Hahaha quando li isso pela primeira vez pensei que você estava nos convidando para uma festa. A equipe está sempre pronta para uma festa, mas acho que eles gostariam mais da minha ideia. =P
Créditos: HabbPlus pelo artigo e Aquanauta. pela logo.
adorei a entrevista!!!!
Adorei \o